sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Será que será, HH?



          Conhecida por sua língua afiada e pela coragem para enfrentar os obstáculos com a força que caracteriza a mulher nordestina, Heloisa Helena está diante de mais um grande desafio. Ela, que aparece como a grande favorita, nas pesquisas, para retornar ao Senado, poderá ter seus direitos políticos cassados.
          Há alguns meses, Heloisa soltou sua fúria, na tribuna da câmara de Maceió, contra a veredora Tereza Nelma, que havia acusado HH de plagiar um projeto apresentado à câmara. Tereza, ofendida, entrou com um processo contra a ex-senadora, por quebra de decoro parlamentar.
          Agora, com o apoio e influência de quadrilhas políticas alagoanas, esse processo poderá ser encerrado com a cassação do mandato da vereadora Heloísa Helena e, consequentemente, os direitos políticos desta.
           Caso HH não seja candidata ao Senado, o caminho ficará aberto para o retorno bastante confortável do senador Renan Calheiros, podendo levar um dos seus escolhidos como companheiro de parlamento... Seria o João Lyra? Ou o Lessa?
           E o povo? O povo, sem escolha, continuará povo... tudo de novo!

Mais uma da Preta



          E a mesma Ana participou, esta semana, da gravação do DVD da cantora Preta Gil. A gravação do DVD da ousada cantora aconteceu numa boate gay no Rio de Janeiro. Ana e a anfitriã protagonizaram um dueto pra lá de sensual, com direito a muitas carícias e beijo no final da performance... O público delirou!


          Polêmica como sempre, Preta já havia falado, em show no Recife, sobre Ana: “Não vou cuspir no prato que me comeu!”

Novo DVD da Ana...




          A cantora Ana Carolina já prepara novo DVD, dirigido por Monique Gardenberg, que apresentará duetos da cantora com grandes nomes da música contemporânea, como: Maria Gadú (grande revelação musical de 2009), Maria Bethânia (dispensa comentários), Gilberto Gil, Esperanza Spalding, Seu Jorge, John Legend, Chiara Civello, Zizi Possi e outros...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Destilando o veneno



- E a coisa só piora em Alagoas... Dizem por aí que há um blocão se formando para fazer oposição a candidatura a reeleição do governador Téo Vilela... Alguns dos meliantes... perdão! alguns dos participantes são: João Lyra, Renan Calheiros e Collor... Parece quadrilha... Junina?

- E por falar em coisa ruim, lembrei de mais: Governo Téo Vilela! Em Alagoas nunca se fez tanta... tanta greve! Tanta violência... Tanta demagogia...

- E 'tá ruim mesmo: os índices de violência são alarmantes... Somos um dos estados mais violentos da federação...

- Até em campo de futebol: que briga feia foi aquela entre jogadoras alagoanas de futebol em Maceió? Deu até no Fantástico... imagens nada fantásticas...

- E, para piorar de vez, dizem que até o ex-governador Ronaldo Lessa embarcou na quadrilha... Ô! no blocão!!!



Teremos salvação!?

Maria Bethânia: uma adolescente de 63 anos.




Ela não cansa e nem se cansa de surpreender, aos 63 anos e com disposição de adolescente, Maria Bethânia acaba de lançar dois novos discos, só com músicas inéditas: o “Tua”, com temática relacionada ao amor e “Encanteria”, relacionada à fé.
                Bethânia continua ocupando o terceiro lugar em vendagem de discos, perdendo apenas para o rei Roberto, que ocupa a primeira posição, e de Xuxa, que ocupa a segunda. MB foi a primeira intérprete brasileira a atingir a marca de um milhão de exemplares vendidos de um único álbum. Em 2008, ela mais uma vez surpreende, e torna-se a primeira intérprete a receber o prêmio Shell.
                Só em 2009, a eterna “Abelha Rainha”, além de lançar os dois discos citados, ainda fez participações em trabalhos de Rita Ribeiro, no dvd “Tecnomacumba”, no cd e dvd “Pode entrar”, de Ivete Sangallo, fez participação super especial e rara no último capítulo da novela “Caminho das Índias” (Globo)... além de preparar, junto à Bia Lessa e Fauzi Arap, o seu novo show (embasado no conteúdo dos novos discos), ainda sem nome confirmado, que estreará, dia 23/10/09, no Canecão (Rio de Janeiro).
                Bethânia, no alto de seus 63 anos e ocupando o posto de grande diva da MPB, continua com fôlego de jovem, com o mesmo vigor e paixão da época de sua estréia profissional, em 1965, no espetáculo “Opinião”, então com 17 anos! E se ela herdou a vitalidade da mãe, Dona Canô Veloso, com certeza a frase de Vinícius dita por ela no espetáculo “Tempo tempo tempo tempo” : “Eu só estou começando...”


Salve Bethânia!



*Caricatura de Baptistão.

Dalva de Oliveira; em janeiro na Globo.







Depois de mostrar a trajetória de Maysa, em uma micro-série assinada por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim, filho da cantora. A Globo se prepara para colocar no ar, na primeira quinzena de janeiro de 2010, a história de outras grandes estrelas da MPB: Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.
Escrita por Maria Adelaide Amaral e com direção do experiente Dennis Carvalho, a micro-série “Dalva e Herivelto”contará a história desses dois expoentes da música popular brasileira. Dalva, desde cedo, contava com o apoio da mãe para realizar o sonho de se tornar uma cantora de sucesso; isso só aconteceu depois do encontro com Herivelto, iniciando uma parceria que resultaria na realização do grande sonho de sua vida. A relação, no entanto, ultrapassou os limites da profissão e os dois se apaixonaram, casaram e, por infidelidade, separaram, o que originou um “duelo” musical entre os dois...
O casal será vivido por Adriana Esteves e Fábio Assunção. Haverá ainda as participações de Maria Fernanda Cândido, que viverá Lurdes, e Fafy Siqueira, que dará vida a saudosa Dercy Gonçalves, que era amiga intima de Dalva...
A produção é refinada, o elenco é muito bom e Maria Adelaide Amaral, dispensa comentários. “Dalva e Herivelto” tem tudo para repetir o sucesso alcançado por “Maysa”.

Espero que essa idéia perdure na Globo; há outros grandes nomes a serem revisitados... Elizeth, Aracy de Almeida, Emilinha, Marlene... Nossos jovens merecem mais contato com essas estrelas e suas obras...  

Heloisa Helena: Retorno ao Senado




          A ex-senadora, e atual vereadora de Maceió, Heloisa Helena não esconde o seu interesse em retornar ao Senado. Heloisa declarou recentemente que não disputará as eleições presidenciais em 2010, mesmo aparecendo com uma boa porcetagem das intenções de voto em pesquisas realizadas np país.
          HH pretende dar apoio à candidatura de Marina Silva, ex-ministra do meio ambiente do atual governo. Elas são amigas de loga data e, segundo HH, têm ideologias e trajetórias semelhantes. Superaram adversidades, enfrentaram inimigos poderosos no decorrer de suas vidas na política (quem não se lembra de Heloísa enfrentando o falecido ACM no Senado). E, principalmente, não hesitaram em abandonar o "barco" e o partido do governo Lulla.
          Heloísa, contrariando o poderio de antigos caciques da política "allagoana", aparece como favorita na corrida para conseguir uma das duas vagas em jogo nas próximas eleições. Renan também está de olho em uma delas... Teremos muitas surpresas nas próximas eleições!

          É esperar e viver para ver...

O movimento gay em busca de respeito?



          Acredito na utilização das artes e de festas com a finalidade de reivindicar os direitos necessários a qualquer cidadão brasileiro. O movimento gay há muito tempo luta para assegurar que direitos básicos sejam assegurados a tal segmento. O respeito é sempre cobrado, e todos, sem distinção de cor, credo, classe social ou opção sexual, merecem. Há uma máxima antiga que diz, mais ou menos, que quem quer respeito tem de propagá-lo, colocando-o em prática...
          Há mais ou menos cinco anos, foi realizada a primeira parada gay de minha cidade, Arapiraca. Fui. A festa foi bastante animada, com a participação da maioria da população local (gays, héteros, curiosos), que contribuiu com animação e muito respeito. Na segunda edição, porém, aconteceram problemas na organização quanto a atrações e ao cumprimento do horário programado, desrespeitando as pessoas que se amotoavam pelas calçadas, ruas e praças por onde a "festa" iria passar, havia, inclusive, muitos idosos e crianças à espera... Foi a última vez que fui a tal evento!
          O motivo maior para que eu tomasse a decisão de não participar mais desse evento não foram os já narrados, mas uma cena que presenciei. Lembro de um travesti em cima do trio elétrico, que levantava a blusa e mostrava os seios siliconados ao público e distribuia gestos obscenos à população que, mesmo com todo atraso, ainda assistia as declarações feitas, no mesmo trio, por representantes do movimento gay local e de outras cidades... Achei muito contraditório a pregação do respeito enquanto o travesti, também integrante do movimento gay local, desrespeitava parte da população (incluindo idosos e crianças), que muito respeitosamente ali se encontrava...
          No próximo 25/10/09, haverá mais uma edição deste evento... Eu não irei! Sugiro aos organizadores que tenham cuidado para que os erros e desrespeitos, acontecidos no passado, não se repitam!


Pronto, falei!