terça-feira, 10 de novembro de 2009

Abalos na Igreja Católica




Mais um escândalo abala as estruturas, já corroídas, da Igreja Católica. No início da noite do último sábado, 07 de novembro, encontraram o corpo do padre Hidalberto Henrique Guimarães – pároco da cidade de Murici.O religioso foi assassinado a golpes de arma branca e a pauladas.

Ontem, 09 de novembro, a polícia alagoana divulgou que havia prendido os assassinos de Guimarães: dois adolescentes, um de 19 e outro de 16 anos. Os assassinos contaram, em depoimento, que mataram o padre em legitima defesa. Segundo eles, o padre se apresentou como professor e ofereceu carona aos jovens. Contaram também, que foram convidados pelo religioso a irem a sua casa; antes, porém, passaram em um conhecido supermercado e compraram cervejas e petíscos.

Na casa, por fim, o religioso teria oferecido dinheiro para ter relações sexuais com os jovens. Disseram, também, que ainda praticaram sexo oral com o religioso, mas que não concordaram em fazer sexo anal com ele. Por conta disso, eles teriam sido ameaçados, com uma faca, por Guimarães. Com a mesma arma, os adolescentes assassinaram o religioso e abandonaram o corpo deste no cenário do crime. Antes de sairem, porém, ainda tiveram a preocupação de levar cervejas e um aparelho de DVD, que foi vendido pelos jovens numa tradicional feira de Maceió.

Apesar do padre não pode se defender; a hi(e)stória contada pelos jovens contribui com o agravamento de uma crise antiga que afeta esta instituição: escândalos sexuais envolvendo padres. Há muito é sabido da grande quantidade de casos de pedofilia envolvendo membros da Igreja. No caso de Guimarães, vale ressaltar que um dos acusados tem apenas 16 anos.

Não podemos esquecer que o padre era humano e, por esta razão, sujeito a erros; não podemos julgá-lo... Mas não podemos esquecer que não se trata de um caso isolado. A instituição religiosa, há muito tempo, vem enfraquecendo diante desses escândalos sexuais. Inclusive, é sabido que o Vaticano pagou pelo silêncio de muitas famílias que tiveram suas crianças violadas.





De quem seria os erros que culmina com esses casos absurdos?

Nenhum comentário: