terça-feira, 10 de novembro de 2009

Curtindo...



- E Renan Calheiros não anda muito tranqüilo com a sua situação política: em pesquisas, aparece em terceiro lugar na corrida pela reeleição, perdendo para Heloísa Helena, líder em todas as pesquisas, e Ronaldo Lessa, ex-governador do estado.




- Por isso, senador e seus aliados estão tentando afastar HH e Ronaldo da disputa... A coisa não está muito boa para o senador alagoano, que já se envolveu em grandes escândalos nacionais.



- E por falar em escândalos, no próximo dia 15 de novembro completa-se 20 anos da eleição de Collor para a presidência da república... Espero que o povo alagoano, sem memória e por isso elegeu Collor para o senado, não repita os mesmos votos errantes do passado...



Abalos na Igreja Católica




Mais um escândalo abala as estruturas, já corroídas, da Igreja Católica. No início da noite do último sábado, 07 de novembro, encontraram o corpo do padre Hidalberto Henrique Guimarães – pároco da cidade de Murici.O religioso foi assassinado a golpes de arma branca e a pauladas.

Ontem, 09 de novembro, a polícia alagoana divulgou que havia prendido os assassinos de Guimarães: dois adolescentes, um de 19 e outro de 16 anos. Os assassinos contaram, em depoimento, que mataram o padre em legitima defesa. Segundo eles, o padre se apresentou como professor e ofereceu carona aos jovens. Contaram também, que foram convidados pelo religioso a irem a sua casa; antes, porém, passaram em um conhecido supermercado e compraram cervejas e petíscos.

Na casa, por fim, o religioso teria oferecido dinheiro para ter relações sexuais com os jovens. Disseram, também, que ainda praticaram sexo oral com o religioso, mas que não concordaram em fazer sexo anal com ele. Por conta disso, eles teriam sido ameaçados, com uma faca, por Guimarães. Com a mesma arma, os adolescentes assassinaram o religioso e abandonaram o corpo deste no cenário do crime. Antes de sairem, porém, ainda tiveram a preocupação de levar cervejas e um aparelho de DVD, que foi vendido pelos jovens numa tradicional feira de Maceió.

Apesar do padre não pode se defender; a hi(e)stória contada pelos jovens contribui com o agravamento de uma crise antiga que afeta esta instituição: escândalos sexuais envolvendo padres. Há muito é sabido da grande quantidade de casos de pedofilia envolvendo membros da Igreja. No caso de Guimarães, vale ressaltar que um dos acusados tem apenas 16 anos.

Não podemos esquecer que o padre era humano e, por esta razão, sujeito a erros; não podemos julgá-lo... Mas não podemos esquecer que não se trata de um caso isolado. A instituição religiosa, há muito tempo, vem enfraquecendo diante desses escândalos sexuais. Inclusive, é sabido que o Vaticano pagou pelo silêncio de muitas famílias que tiveram suas crianças violadas.





De quem seria os erros que culmina com esses casos absurdos?